23.1.15

Meninos de Ouro – Daniel James Brown

MO

É durante a Grande Depressão que começa esta irresistível história de superação e esperança: a emocionante trajetória de nove jovens humildes do Oeste dos Estados Unidos que deram ao mundo, nas Olimpíadas de 1936, uma autêntica demonstração de coragem. Neste livro fascinante, Daniel James Brown refaz os passos da equipe da Universidade de Washington na década de 1930, que deixou sua marca na história do remo. Ele começa descrevendo a luta dos filhos de trabalhadores braçais contra as exigências físicas, técnicas e psicológicas do esporte e seu empenho para derrotar as equipes das universidades de elite. A equipe é montada por um treinador enigmático e determinado, com a ajuda de um excêntrico e visionário construtor de barcos de corrida. Mas é o inquebrantável compromisso mútuo dos rapazes que faz deles um time vencedor. Ao obter a tão sonhada vaga olímpica, eles se veem diante de seu maior desafio: disputar a medalha de ouro nas “Olimpíadas Nazistas” de Berlim, em 1936, diante do olhar vigilante de Hitler.

Minhas Impressões:

Adoro histórias reais, histórias de verdade.

Amo filme que são baseados em histórias reais e mais ainda livros que nos contam a verídica história de um personagem.

Quando vi esse livro, sabia que precisava lê-lo.

Meninos de Ouro conta a história da equipe olímpica americana de remo que venceu as Olimpíadas de 1936, chamadas de Olimpíadas Nazistas. O autor nos conta a história de Joe Rantz, um dos integrantes da equipe. Formada por alunos pobres que estudavam na Universidade de Washington, todos os integrantes da equipe batalhavam muito para pagar sua faculdade. Pessoas realmente determinadas que tinham um objetivo a alcançar.

Acompanhados a história da vida de Joe Rantz. A mãe morreu quando ele ainda era criança, logo em seguida seu pai casa-se novamente e a madrasta não gosta de Joe. Apesar de ser um ótimo garoto, Joe é estudioso e ajuda nos afazeres de casa, seu pai o abandona com apenas 11 anos, deixado Joe por conta própria. Como se isso não bastasse, estamos em plena crise da resseção americana. Mas Joe consegue se virar sozinho. Faz trabalhos temporários, bicos e tudo o mais que pode para sobreviver.

Essa foi uma parte muito triste pra mim, doloroso ver uma criança sozinha e abandonada. Como um pai pode ter coragem de largar seu filho assim? Sozinho no mundo! Nunca vou conseguir entender isso. Me senti realmente muito mal.

O livro também nos mostra a história de outros membros da equipe. Nos ensina muitas lições. Reforçou as minhas ideias e convicções. Ser determinado, ter um objetivo e lutar para alcançá-lo é o mais importante. Mesmo que as adversidades sejam grandes, é preciso continuar acreditando e lutando. O livro te encoraja a ser vencedor na vida.

Gostei muito do livro e recomendo a leitura.

_______________________________________________________

Título: Meninos de ouro

Autor: Daniel James Brown

Editora: Sextante

Gênero: Não ficção 

Páginas: 384

5.1.15

Primavera Eterna–Paula Abreu

 

Primavera-eterna_Capa-WEB

 Sinopse: Maia é uma jovem publicitária bem-sucedida. Tem um emprego estável, um namoro estável, uma vidinha estável. Até demais. Certo dia, tentando imaginar como seria sua vida no futuro, o casamento, os filhos, visualiza duas crianças loirinhas correndo... Loirinhas? Então ela se dá conta de onde vem aquela cor de cabelos: Diogo, o menino por quem se apaixonou à primeira vista aos 12 anos, numa cidadezinha do interior, onde costumava passar os fins de semana com a família. Acontece que ele se mudou para os Estados Unidos há mais de dez anos, e a essa altura da vida, já nem deve se lembrar mais dela. Mesmo assim, num impulso, Maia pede férias na agência, inventa uma viagem de trabalho como desculpa para o namorado e vai para Nova York, atrás do seu primeiro amor. Primavera Eterna é a história de uma jovem cheia de sonhos esquecidos, que ousa arriscar tudo o que tem e acaba encontrando a si mesma. 

Minhas Impressões:

Primavera Eterna conta a história de Maia, uma jovem mulher que decide largar tudo na vida e ir em busca do seu primeiro amor. O livro é fininho, leve e descontraído. Parece mais uma crônica e terminei de ler rapidinho.

Maia conhece Diogo quando criança e se apaixona por ele a primeira vista, mas Diogo logo se muda para os Estados Unidos por conta do trabalho do seu pai, esse fato impede que eles vivam essa grande história de amor. Maia passa a escrever cartas para Diogo mas ele não as responde. O tempo passa, Maia se torna adulta e tem diversos namorados, mas nenhum deles a faz esquecer daquele primeiro amor da infância, daquele menino lindo de cabelos dourados. Depois de sonhar com Diogo ela decide viajar para os Estados Unidos para reencontrá-lo e quem sabe assim viver sua história de amor que foi interrompida pela distância.

Ao chegar em NY, Maia quase desiste do encontro. Entretanto o encontro acontece sim e vocês precisam ler o livro pra saber de todos os detalhes. Não vou soltar SPOILERS. Confesso que esse livro me levou a muitos questionamentos. É um livro simples, mas muito bonito. Mexe com a gente.

Queria ler esse livro pois conhece o trabalho da Paula Abreu e antes disso não sabia que ela também escrevia livros.

Suuuuuper recomendo. Leiam!!!

---------------------------------------------------------------------------

Título: Primavera Eterna

Autora: Paula Abreu 

Editora: Arqueiro

Ano: 2014

Páginas: 128

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...