28.7.14

Querida Sue–Jessica Brockmole

Querida-Sue-Jessica-Brockmole-Editora-Arqueiro-ML-crop

 

Mais um livro cedido pela Editora Arqueiro e mais uma vez escolhi o livro primeiro pela capa, depois pela sinopse e acertei no alvo.

Essa é uma história emocionante.

Vamos lá.

Querida Sue_15mm.indd

Título: Querida Sue.

Autor(a): Jessica Brockmole

Editora: Arqueiro

Páginas: 256

Ano: 2014

Sinopse: Março de 1912: Elspeth Dunn, uma poetisa de 24 anos, nunca viu o mundo além de sua casa na remota Ilha de Skye, na Escócia. Por isso fica empolgada ao receber a primeira carta de um fã, David Graham, um estudante universitário da distante América. Os dois começam a trocar correspondências – compartilhando os segredos mais íntimos, os maiores desejos e os livros favoritos – e fazem florescer uma amizade que, com o passar do tempo, se torna amor. Porém a Primeira Guerra Mundial toma a Europa e David se oferece como voluntário, deixando Elspeth em Skye com nada além de esperanças de que ele sobreviva. Junho de 1940: É o início da Segunda Guerra Mundial e Margaret, filha de Elspeth, está apaixonada por um piloto da Força Aérea Real. A mãe a adverte sobre os perigos de se entregar ao amor em tempos de guerra, mas a jovem não entende por quê. Então, durante um bombardeio, uma parede de sua casa é destruída e, de dentro dela, surgem cartas amareladas pelo tempo. No dia seguinte, Elspeth parte, deixando para trás apenas uma carta datada de 1915. Com essa única pista em mãos, a jovem decide ir em busca da mãe e, nessa trajetória, também precisará descobrir o que aconteceu à família muitos anos antes.

Minhas Impressões:

Nunca havia lido um livro em forma de cartas. Adorei. É muito mais dinâmico e rico. Rico porque você passa a conhecer os personagem muito melhor, conhece seus pontos fracos e fortes. E dinâmico porque você quer acabar logo uma carta para começar a ler a outra.

Esse é um dos melhores romances que já li até hoje. Um livro lindo, emocionante, divertido, fácil de ler. A história é contada pelos próprios personagens.

Comecei a leitura rindo muito, as primeiras cartas trocadas entre David e Elspeth são tão divertidas, tão alegres, como é engraçado quando duas pessoas tão distantes e tão diferentes estão se conhecendo. A princípio não entendia o Sue do título do livro, mas a medida que vamos lendo o livro, que as cartas vão sendo trocadas tudo faz sentido e entendemos que Sue é o retrato do amor entre esses dois jovens que vivem tão distantes um do outro, mas tão perto do coração.

É muito difícil fazer essa resenha de forma imparcial. Ora eu vivi um romance como esse, entretanto estávamos na era do e-mail. Ok, nenhuma guerra nos separou. Mas eu sabia o que era aguardar desesperadamente por um e-mail que parecia demorar uma eternidade.

Amar alguém que está tão longe, que você nunca viu ou sentiu o cheiro, contudo, as palavras te bastam e te confortam na saudade, nunca na ausência, não existe ausência quando se é amado de verdade e temos plena certeza disso.

Chorei muito, muito, muito lendo esse livro. Me apaixonei perdidamente por Elspeth. Que mulher incrível. Em um tempo tão distante, decidiu o seu destino, arriscou tudo por amor e fez o que acreditava ser o certo, mesmo que isso não agradasse a todos.

Claro que como um bom romance as coisas não são tão simples e temos muitas perdas e danos. Muito sofrimento e sacrifício de ambas as partes, tanto de David como da nossa Sue. Temos o horror da guerra que mais uma vez nos mostra que ninguém ganha com ela, todos perdem. Mas o final, o final desse livro é arrebatador. Não poderia existir um final mais perfeito.

Eu o li em poucas horas durante duas noite, as páginas finais eu praticamente as engoli de tão rápido que eu lia, queria muito chegar ao desfecho da história e ter certeza que a autora daria o desfecho que eu tanto sonhava. Em alguns momentos achei que não fosse dar certo, mas no fim tudo dá certo né? Parece clichê, mas é verdade.

Querida Sue, é uma história cativante, que arrebata nosso coração logo nas primeiras páginas e nos mostra que o amor sempre vale a pena e sempre devemos lutar por ele, seja como for. E nunca desistir desse amor, acreditar que tudo pode dar certo.

Foi difícil me despedir dessa história linda.

Só posso dizer que, leiam o livro pelo amor de deus, ele é maravilhoso.

Bjks e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostaria de compartilhar sua idéia sobre o post? Deixe seu recadinho aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...